Saturday, April 27, 2024
Niz Goenkar
Latest News

Antes De O Ser... – Por Henrique Salles da Fonseca
Saturday - Feb 3, 2024
Antes De O Ser... – Por Henrique Salles da Fonseca
Ao fim de alguns séculos, Santo Anselmo e Steve Jobs encontram-se para um «chat» enquanto saboreiam capilés sentados numa nuvem branca. A brincadeira anterior serve apenas para mostrar como a tecnologia é determinante nos pensamentos de dois homens inteligentes.
 
Santo Anselmo começa o seu Argumento Ontológico com a afirmação de que «basta uma pessoa pensar em algo para que esse algo exista». De seguida, desenvolve o seu raciocínio até provar a existência de Deus. Este «movimento conceptual» começa no homem para ser arquivado numa nuvem ao estilo da de Steve Jobs, aí ficando ao dispor do conhecimento humano.
 
Contudo, admito outro   tipo de «movimento» pois, no essencial, tudo existe mesmo que o homem não o conheça. Num exemplo algo rude, o caminho marítimo para a Índia já existia antes de Vasco da Gama o descobrir. Mas a esfericidade já existia até que o homem a fatiou e percebeu que a roda é mais fácil de puxas do que o paralelepípedo. O troglodita percebeu que podia deixar recados à mulher partindo para a caça enquanto ela dormia deixando-lhe sinais e sinalefas entendíveis. E assim nasceu a escrita que, na essência da comunicação, afinal, já existia. Bastava o homem puxar u pouco pela imaginação.
 
Sim, na essência, já tudo existe faltando apenas limar arestas e juntar as peças. Ou seja, tudo se descobre, nada se inventa. Eis como podemos afoitadamente afirmar que tudo já era antes mesmo de o ser. Afinal, a Santo Anselmo só faltou a tecnologia de Steve Jobs. E que a descoberta substitua a invenção sem, contudo, desprezarmos a impres,cindível remoneração de investigação.

Back
No comments posted...
Leave a Comment
* Name
* Email (will not be published)
*
* Enter verification code
* - Required Fields